ALFA PÚBLICA JR. CONSULTORIA JÚNIOR EM GESTÃO

ALFA CONSULTORIA JÚNIOR EM GESTÃO
Histórico e criação:
A Alfa Pública Consultoria Júnior em Gestão, também conhecida como ALFA PÚBLICA JR., é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos. Sua fundação ocorreu em 08 de novembro de 2013, tendo como sede o Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA, localizado no campus universitário da cidade de Lavras, Minas Gerais.
A criação da Alfa Pública foi oficializada por meio de uma Ata de Fundação, devidamente registrada e arquivada no Serviço de Registro de Pessoas Jurídicas da Comarca de Lavras, conferindo-lhe legitimidade jurídica e institucional. Desde sua origem, a entidade é regida por seu Estatuto Social, Regimento Interno, o Código de Ética do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e demais disposições legais aplicáveis.
Com prazo de duração indeterminado, a ALFA PÚBLICA JR. nasceu com o propósito de proporcionar aos acadêmicos da UFLA um ambiente de desenvolvimento prático, ético e profissional, alinhado aos princípios do empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.
A instituição adota como finalidade principal a prestação de serviços de consultoria e assessoria, ao mesmo tempo em que promove a capacitação humana e profissional dos estudantes, valoriza os talentos dos cursos de Administração Pública, Direito e Sistemas de Informação, e fomenta o espírito empreendedor e a prática da gestão.
Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico da comunidade e com a promoção da justiça, a Alfa Pública busca ainda proporcionar experiências acadêmicas inovadoras, por meio da realização de eventos técnicos, debates e produção de conhecimento. Para alcançar tais objetivos, pode firmar parcerias, publicar conteúdos, documentar suas ações e captar recursos, sempre respeitando a legislação vigente e mantendo-se apartidária e inclusiva.
A atuação da Alfa Pública também se dá por meio de projetos desenvolvidos por seus membros associados e colaboradores, sempre com o apoio e orientação de professores indicados pela Diretoria Executiva, garantindo a qualidade e responsabilidade técnica dos serviços prestados.
Desde sua fundação, a ALFA PÚBLICA JR. tem se consolidado como um importante espaço de formação complementar, contribuindo ativamente para a integração entre a universidade, o mercado e a sociedade.
Estrutura Organizacional da Alfa Pública – Gestão 2025
A Alfa Pública Consultoria Júnior em Gestão é composta por quatro diretorias que, em conjunto, conduzem as atividades estratégicas, operacionais e administrativas da organização. Em 2025, a gestão é formada pelos seguintes membros:
- Coordenadora: Luiza Amalia Soares Franklin.
- Diretoria de Presidência
Responsável pela representação institucional e pela liderança geral da Alfa Pública, esta diretoria é exercida pela estudante Anna Beatriz Marques Silva, que atua como presidente no ano de 2025. - Diretoria de Vice-Presidência
Atua em apoio à presidência, contribuindo para a articulação interna e o bom funcionamento das demais diretorias. É composta pela estudante Melissa Eduarda Ferreira, atual diretora, e Giovanna Aparecida Batista Costa, que exerce a função de assessora. - Diretoria de Gente e Gestão
Responsável pela gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e fortalecimento da cultura interna. Em 2025, a equipe é formada por:
- Luiz Felipe Souza Silva (diretor)
- Ana Luíza Silva Barbosa (assessora)
- Giuliana Sailler Monteiro (assessora)
- Tatiane Araujo Ribeiro (assessora)
- Diretoria de Projetos e Marketing
Encarregada do planejamento, execução e acompanhamento dos projetos da empresa, bem como da comunicação institucional e ações de marketing. Esta diretoria conta com os seguintes membros:
- Ana Lara Cruz Afonso (assessora)
- Júlia Nogueira Veiga Lopes (assessora)
- Paula Braga Bicalho (assessora)
- Elvis Oliveira Ferreira (assessor)
- Conselheiro consultivo: Ajuda com tomada de decisões, planejamento de longo prazo e resolução de problemas, com base em sua experiência e conhecimento.
- Pedro Henrique Abade Almeida
- Projetos e eventos realizados:
- A Alfa Pública Consultoria Júnior em Gestão desenvolve soluções inovadoras e alinhadas às necessidades da gestão pública, do terceiro setor e da iniciativa privada. A seguir, destacamos alguns dos projetos executados, que demonstram nossa atuação prática e impacto social. Além desses, também realizamos projetos personalizados, adaptados às demandas específicas de cada cliente, seja no setor público ou privado.
· 📌 1. Estruturação do Sistema de Cultura Municipal – Prefeitura de Lavras (MG)
- Elaboração do Plano Municipal de Cultura, organização de processos eleitorais para conselheiros, capacitações, estruturação do financiamento e indicadores culturais. O plano definirá as diretrizes da política cultural do município pelos próximos 10 anos.
· 📌 2. Planejamento Estratégico – Prefeitura de Campo Belo (MG)
- Elaboração de um planejamento estratégico da administração municipal. Foram realizados diagnósticos organizacionais e capacitações para servidores, com foco em tornar a gestão pública mais eficiente.
· 📌 3. Diagnóstico da Assistência Social – Prefeitura de Lavras (MG)
- Projeto iniciado em 2024 com objetivo de mapear e analisar o sistema de assistência social local, por meio de aplicação de questionários e capacitações técnicas com os profissionais da área.
· 📌 4. Diagnóstico SUAS – Lavras (MG)
- Executado em 2017 e 2018, o projeto avaliou o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social, com construção de índice de vulnerabilidade e uso de georreferenciamento para qualificar o planejamento territorial.
· 📌 5. Operacionalização da Lei Paulo Gustavo e Mapa da Cultura – Lavras (MG)
- Apoio técnico à Secretaria de Cultura na implementação da Lei Paulo Gustavo, com criação de sistema online, base de dados de artistas e mapa cultural, promovendo transparência e acesso facilitado aos recursos.
· 📌 6. Evento “Do Campo de Públicas”
- Evento técnico organizado pela Alfa Pública, com mais de 100 participantes, 10 palestras e temas voltados à gestão pública e inovação, incluindo discussões sobre a Nova Lei de Licitações.
- Eventos periódicos:
- A Alfa Pública Jr. também realiza eventos periódicos voltados à integração e divulgação da sua atuação. Um dos destaques é o Café com Lobos, promovido durante o período de processo seletivo, com o objetivo de apresentar a empresa aos interessados, tirar dúvidas e proporcionar um momento de troca entre membros da Alfa e potenciais candidatos. É uma oportunidade leve e acolhedora para conhecer melhor nossa cultura organizacional, projetos e formas de atuação.
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