INCUBACOOP
INCUBACOOP - INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - INCUBACOOP, criada em 2005 e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Lavras e sediada no Departamento de Administração Pública (DAP), exerce função gerencial e executiva em projetos de incubação, prestando serviços de consultoria e assessoria a grupos de pessoas e empreendimentos de economia solidária como associações e cooperativas, entre outros. A INCUBACOOP integra a Rede Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), amparada pelo Decreto nº 7.357, de 17 de novembro de 2010, que regulamenta as ITCPs como organizações que desenvolvem "iniciativas de incubação de empreendimentos de economia solidária e funcionam como espaços de estudos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas à organização do trabalho, com foco na autogestão" (BRASIL, 2010). Nesse sentido, o INCUBACOOP é um projeto de extensão universitária baseado em metodologias participativas de intervenção social que visam a inserção social. Assim, a incubadora atende às demandas dos trabalhadores, desempregados ou atuantes no setor informal, para a conquista de seus direitos sociais para o pleno exercício da cidadania, a partir da organização de grupos de trabalho, como associações e, principalmente, cooperativas, gerando trabalho e renda e contribuindo para o desenvolvimento de Lavras e região.
OBJETIVOS
Assessorar grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, precária relação de trabalho, baixa renda e desemprego a formalizar e administrar seus empreendimentos econômicos na forma de associações e cooperativas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Cooperativismo: Assessorar grupos de trabalhadores na constituição de associações e cooperativas baseadas nos princípios cooperativistas.
- Economia Solidária: Desenvolvimento de atividades educativas para a prática da economia solidária na organização de empreendimentos incubados.
- Gestão Social: Capacitação de estudantes, trabalhadores e membros de cooperativas e associações em gestão social.
- Políticas Públicas: Operacionalização de políticas públicas voltadas à organização do trabalho, geração de renda, inclusão social e meio ambiente.